Encontro Regional das Agrárias - ERA 

O Campus Universitário de Marabá vem atuando na mesorregião Sul e Sudeste do Pará há 20 anos, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. O Programa de Interiorização da Universidade Federal do Pará tem se revelado como um fator relevante de aproximação desta instituição universitária às demandas da realidade regional. Com base no referido programa e no de Pesquisa-Formação-Desenvolvimento implementado pelo Centro Agropecuário (CAP) foram criados em Marabá os cursos de graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias (1999) e Agronomia (2001), com a intenção de reforçar o processo de atuação da UFPA na área de ciências agrárias; e em 2007 foi criada a Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM).

Paralelamente a isso em 2005 foi criado pelos acadêmicos de agronomia o Encontro Regional das Agrárias (ERA), com o intuito de promover um espaço amplo para as discussões de interesses coletivos3. Todas as edições contaram com a participação de entidades ligadas ao campesinato, prestadoras de Serviços de Assistência Técnica e Extensão Social (ATES), representantes de órgãos públicos, empresas privadas, a sociedade civil, agricultores, discentes de agronomia da UFPA de Marabá e Altamira, discentes da Universidade Estadual do Pará (UEPA), das Universidades Estadual e Federal do Maranhão (UEMA e UFMA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), além de discentes da Escola Agrotécnica de Castanhal.

 

OBJETIVOS

 

OBJETIVO GERAL

- Promover a integração entre estudantes, agricultores, profissionais das ciências agrárias e áreas afins, para discussões de alternativas sustentáveis, e socialização de conhecimentos nas regiões sul e sudeste do Pará.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover espaços de discussão e socialização de conhecimentos de alternativas viáveis ao tema do referido evento e ampliar o espaço de formação e qualificação profissional dos discentes, técnicos regionais e agricultores;

- Ampliar a participação de estudantes das ciências agrárias ligados a UFPA de outros Campi de interior (Altamira, Belém e Castanhal), bem como, de outras instituições regionais (Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, IFPA, Escola Família Agrícola – EFA, etc.) e de outros estados fronteiriços.